Creche Gente Miúda & Escola Ideal - Projeto 2013

Um planeta e quatro elementos

 

Feche os olhos e imagine o planeta onde você vive com sua família, seus amigos e todo o restante da humanidade; e os animais, as flores, os micróbios... Imagine a Terra inteira! Todos nós vivemos num planeta onde existe o AR, que assanha seus cabelos, a ÁGUA, que molha os campos, o FOGO, que aquece os alimentos, e a TERRA, que faz as plantas e as árvores crescerem.

Com o intuito de mostrar como cada elemento é importante para a nossa vida, vamos trabalhar ao longo do ano, cada elemento que compõe o nosso planeta. Através de histórias, brincadeiras e muitas experiências, nossos pequenos cientistas perceberão a presença dos quatro elementos em nosso dia-a-dia.

 

Justificativa:

 

O ser humano está cada vez mais insensível ao ambiente natural, devido a correria do dia a dia e as informações aceleradas que muitas vezes exige toda nossa atenção, deixamos de perceber a essência e importância que o ambiente natural nos proporciona, com isso perdemos a oportunidade de prestigiar e sentir seus benefícios e beleza. Precisamos estudar, para melhor conhecer e entender todo esse processo de vida e relação, meio ambiente natural e ser humano. 

Conscientes, voltamos para uma educação em construção de um ser em conecção com a natureza, com as outras pessoas, e principalmente consigo mesmo. Assim, vamos através da preservação, continuar sendo essa fonte inesgotável de energia que emana a natureza, sentir um com ela, pois somos e fazemos parte deste contexto maior de vida.

 

O Projeto “Um planeta e quatro elementos” abordará quatro subtemas, que serão distribuídos de acordo com os bimestres, conforme a indicação a seguir.

 

1º Bimestre – Fogo: Calor que gera vida!

 

O sol surge todos os dias, não necessariamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e este lado do Planeta Terra foi denominado desde a antiguidade de leste  ou nascente. O sol também se põe ou desaparece, não exatamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e este lado é chamado de oeste ou poente. Estes nomes foram criados na antiguidade quando o homem pensava que o sol girava em torno da Terra.

            O sol faz bem para os ossos, temos que nos expor ao sol para metabolizar através da pele o nosso organismo nutrindo de vitamina D e multiplicar as células. A exposição equilibrada  no sol melhora o batimento cardíaco. O sol também ajuda na depressão das pessoas, pois elas adquirem energia solar e ficam mais dispostas e alegres. Não esquecendo jamais os horários  e o tempo certo de se expor ao sol. Devemos  sempre usar filtro solar para nos proteger dos raios ultravioletas que vem do sol, eles causam o câncer de pele.  

 

Objetivo Geral

 

Promover a reflexão quanto às mudanças climáticas que estão acontecendo, vislumbrando o lema: ”Pensar globalmente para agir localmente”.

 

 

Objetivos Específicos

 

Ø  Compreender causas e consequências do Aquecimento Global;

Ø  Reconhecer a importância da água e os cuidados que devemos ter com a sua preservação;

Ø  Caracterizar fauna evidenciando os problemas que o aquecimento global causa à vida animal;

Ø  Identificar causas e consequências da destruição da flora considerando a sua importância para a vida no planeta Terra;


2º Bimestre – Terra: meu chão, meu habitat!-

 

 A terra quando se encontra com a água vira lama, a princípio brincadeira de criança, mas em grande quantidade, deixa desabrigados.  A terra quando se junta com fogo vira lava e deixa um rastro quente. A terra tem o poder de junto com as placas tectônicas mudar a vida de muita gente, com seu poder assustador.

A Terra só é terra porque é constituída de partículas minúsculas de terra!

 

Objetivo Geral

 

Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade do ser humano com o próprio planeta como um todo, oferecendo um eficiente instrumento para a formação da consciência ambiental.a

 

Objetivos Específicos

 

Ø  Entender o que é solo;

Ø  Compreender o surgimento do solo;

Ø  Perceber a importância do solo para o planeta Terra;

Ø  Reconhecer o que encontramos no subsolo;

Ø  Entender as causas da destruição do solo;

Ø  Compreender as formas de evitar a poluição do solo;

 

3º Bimestre: Água, sobrevivência líquida!

 

   

Muitos não sabem que sem água não existiria vida. Pois aqueles que verdadeiramente não se importam com a escassez da água, é porque nunca passaram sede ou nunca precisaram caminhar quilômetros e quilômetros para pegar água com baldes na cabeça. Se pararmos para pensar um pouco, a água é o bem mais valioso que a Terra oferece a todos os seres vivos, desde a plantinha pequenina até os maiores animais do planeta. O corpo humano é 70% composto por água.

A água exerce função vital no organismo, porque regula a temperatura do corpo e é capaz de eliminar toxinas através da transpiração e urina. Se não existir água, não existirá comida, nem chuva. Os dias em que a água começar a faltar às pessoas vão começar dar o devido valor que até então não davam. A água não serve somente para matar a sede, mas para as plantas fazerem o seu ciclo e produzir oxigênio, serve para matar a sede dos animais, para mantermos higiene, nos refrescarmos, para o bom desenvolvimento de todos os alimentos. Em todo o planeta Terra a água ocupa 97%, mas essa percentagem é de águas salgadas de oceanos e mares, apenas 3% do mundo todo é água potável. Quando a água faltar ninguém vai querer tomar água salgada.

Por isso, cuide para a água não faltar, não a desperdice lavando carros, calçadas e no banho, pois essa água que muitos desperdiçam hoje sairá muito caro no futuro. Num futuro próximo uma garrafinha de água sairá muito caro e muitos não poderão comprar.

 

 

 

Objetivo Geral: Reconhecer a importância da água para a vida de todos os seres do planeta, e a eminente diminuição da mesma a cada dia, devido a problemas como: assoreamento dos rios, poluição, desperdício, foi escolhido esse tema visando sensibilizar e conscientizar o aluno,  atentando para o uso racional da água e da preservação do meio-ambiente, como forma de garantir uma fonte futura.

 

 

 

 

 

Objetivos Específicos

 

Ø  Saber sobre a necessidade de se economizar água.

Ø  Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades.

Ø  Compreender o ciclo da água.

Ø  Conhecer as causas da poluição da água.

Ø  Identificar os cuidados que devemos ter com a água potável.

Ø  Identificar o percurso da água do rio até as casas.

Ø  Conhecer os estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso).

Ø  Perceber a existência de água no nosso corpo e nos alimentos.

Ø  Conhecer as causas da atual diminuição das reservas d’água.

 

 

4º Bimestre – Ar: riqueza a conservar

 

            O ar é o elemento fundamental para a manutenção da vida dos seres vivos. A composição do ar atmosférico contém cerca de 20% de oxigênio. Esse elemento é responsável pela oxidação da matéria orgânica. Assim, essa oxidação gera a energia necessária para que os seres vivos e espécies animais possam dispor de energia para suas atividades. Ele constitui um elemento indispensável à vida: conseguimos viver cinco semanas sem comer, cinco dias sem água, mas não podemos viver sequer cinco minutos sem ar.

O Homem é o responsável máximo pela degradação da qualidade do ar. Poderíamos atribuir as culpas ao progresso, desmantelar fábricas e automóveis, casas e instalações comerciais, vestirmos todos uma pele e ir para o meio do monte fazer de conta que não aconteceu nada e que somos todos muito “naturais”! Mas o que é verdade é que isso não resolveria quase nada.
           A solução está em assumirmos, por um lado, que não podemos voltar atrás e, por outro, que podemos ir em frente cometendo muito menos erros do que até aqui, aproveitando a própria tecnologia para solucionar os problemas que ela própria criou, não esquecendo, nunca, que a Terra não é nossa – “apenas a pedimos emprestada aos nossos filhos!”

 

 

 

Objetivo Geral

 

Conscientizar as pessoas que a poluição atmosférica pode ser definida como alteração das propriedades físicas, químicas ou biológicas normais da atmosfera, que pode causar danos reais ou potenciais à saúde humana, à flora, à fauna, aos ecossistemas em geral, ou prejudicar o pleno uso e gozo das atividades normais da população.

 

 

Objetivos Específicos

 

Ø  Reconhecer onde encontramos o ar;

Ø  Compreender a utilidade do ar e sua composição

Ø  Entender a importância do gás oxigênio;

Ø  Compreender a relação entre a poluição do ar e o excesso de automóveis.

Ø  Promover uma reflexão sobre ações que diminuem a poluição. 

 

Ø  Introduzir os conceitos de efeito estufa e de créditos de carbono.

 

 

 

 

Venha, junto com a gente, descobrir a maravilha que é compartilhar tarefas, desafios, conquistas e vitórias!!!!

 

EM 2013, Um planeta e quatro elementos ESTÁ NO AR!!!!